Buscapé

terça-feira, 13 de novembro de 2012

As Placas e Roteadores


Existem dois tipos de placas para redes sem fios, o tipo USB não é uma placa, é um adaptador, mas é popularmente chamado de placa, existe também a placa avulsa, comprovadamente as placas de rede avulsas são bem mais estáveis.
As placas de rede avulsas para computadores são instaladas em um slot PCI convencional e as placas avulsas para notebooks são oferecidas através de um cartão PC Card ou de um Express Card.
Se um notebook não tem rede sem fio integrada, antes é preciso verificar se ele tem disponível um slot de expansão e comprar uma placa de rede sem fio avulsa, compatível com o notebook, é bom citar que é quase certo que uma placa PC Card é a melhor escolha, uma vez que os slots Express Card aceitam dispositivos PC Card.
A instalação de placas ou dispositivos deve ser feita seguindo as instruções do manual, geralmente é simples, é só conectar o dispositivo, no caso de uma placa PCI, basta desligar o computador, abrir o gabinete, “espetar” a placa, e instalar seus drivers.
Sempre é bom ler o manual antes, pois existem dispositivos em que é necessário instalar os drivers antes de instalar a placa ou dispositivo, principalmente quando são do tipo USB.
Uma vez instaladas as placas de rede sem fios nos computadores que farão parte da rede, a proxima etapa é configurar o computador que será o servidor com acesso à internet, isto é, o computador que tem a conexão com a Internet. 

Se o compartilhamento da conexão com a Internet for feita usando um roteador comum qualquer computador conectado ao roteador pode ser configurado como servidor, neste caso é só mudar a faixa de endereços IP da rede.
É interessante lembrar que, se a configuração usada for na faixa de 192.168.0.x até 192.168.1.x, existirão endereços IP conflitantes na rede, o motivo de prever o conflito de IPs é porque o serviço de compartilhamento de conexão com a Internet do Windows usa exatamente a faixa 192.168.0.x. 
A configuração da faixa de IP é feita entrando no programa de configuração do roteador, normalmente abrindo o endereço http://192.168.0.1 a partir de qualquer computador da rede, uma consulta ao manual do roteador resolve dúvidas, pois cada equipamento pode ter endereço de IP diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.