Buscapé

domingo, 25 de novembro de 2012

Tecnologias Óticas


Um sistema ótico sem fios é basicamente definido como qualquer sistema que utiliza luz modulada para transmitir informação no espaço ou no ar, utilizando um feixe ótico de alta potência.Isto também é referido como ótica do espaço livre (FSO - Free Space Optics) ou infravermelho de banda larga.
Sistemas FSO utilizam lasers infravermelhos de baixa potência e uma série de lentes e espelhos conhecidos como telescópios para direcionar e focar diferentes comprimentos de onda para um receptor óptico.
FSO é uma tecnologia de linha de vista, tendo qual nevoeiro com uma obstrução, e a chuva também, mas de menor intensidade, isto devido a visibilidade necessária para esta tecnologia funcionar.
Um nevoeiro representa um maior problema do que a chuva, porque as pequenas e densas partículas de água refletem mais as ondas de luz do que a chuva.
Esta tecnologia tem uma comunicação bidireccional, ou seja, é full duplex e não requer nenhuma licença para utilizar o espectro.
Esta tecnologia pode ser aplicada em prédios próximos um do outro, com no máximo até 300 metros entre eles, dependendo das condições de visibilidade e confiabilidade requeridas.
Alguns fabricantes de sistemas FSO anunciam taxas de transferências de 10Mbps a 155Mbps com um alcance máximo de 3,75 quilômetros, e também sistemas com uma taxa de transferência de 1.25 Gbps com um alcance máximo de 350 metros.
O setor ótico está em crescimento muito rápido em termos de capacidade, então é esperar que estes valores anunciados aumentem rapidamente com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.